PR - Instituto Carlos Chagas

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader - de 2891/2892 ao fim, - Cidade Industrial, Curitiba CEP: 81350010

Bioensaios em Métodos Alternativos em Citotoxicidade -
A plataforma realiza bioensaios de citotoxicidade para determinação de IC50 e DL50. São disponibilizando os seguintes equipamentos multiusuários: Leitor de Elisa (Biotek) e Operetta CLS (Perkin Elmer). Adicionalmente, outros equipamentos de médio e pequeno porte também são utilizados, como cabines de segurança biológica, micropipetas, balanças, estufas, etc.
Serviços oferecidos
  • P10-008F : Consultoria Clique para a descrição do serviço oferecido

    A modalidade Consultoria possibilita ao usuário discutir suas hipóteses com os responsáveis pela Plataforma e, dessa maneira, discutir e definir os seus ensaios, com base em suas perguntas.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação
  • P10-008A : Ensaio de citotoxicidade pela captação do corante Vermelho neutro, com cálculo de IC50 e DL50 Clique para a descrição do serviço oferecido

    Dentre os ensaios oferecidos está o ensaio de citotoxicidade pela captação do corante Vermelho neutro para a determinação do valor de IC50 (concentração do item de teste que reduz em 50% uma função biológica ou bioquímica da célula). Esse valor calculado levará à melhor aplicabilidade e entendimento do item de teste, facilitando e otimizando o trabalho do pesquisador. Outra informação oferecida será a predição, através de equações matemáticas, do valor de DL50 como dose inicial para ensaios de toxicidade aguda (OECD TG 129). O estudo se baseia na avaliação do potencial citotóxico do item de teste através da utilização do corante vermelho neutro. Esse corante é capaz de se integrar aos lisossomos de células viáveis e, após a leitura da absorbância do ensaio, é possível calcular a viabilidade celular relativa ao grupo controle. O sistema teste utilizado são células Balb/c 3T3 clone A31. Esse ensaio é um método alternativo utilizado para a determinação das doses iniciais para testes de toxicidade sistêmica oral aguda, dessa maneira, reduzindo o número de animais utilizados na pesquisa.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação
  • P10-008B : Definições operacionais de “MTT para determinação do valor de IC50, e predição do valor de DL50 Clique para a descrição do serviço oferecido

    Dentre os ensaios oferecidos está o ensaio de MTT (EURL ECVAM DB-ALM n° 17) para a determinação do valor de IC50 (concentração do item de teste que reduz em 50% uma função biológica ou bioquímica da célula). Esse valor calculado levará à melhor aplicabilidade e entendimento do item de teste, facilitando e otimizando o trabalho do pesquisador. Outra informação oferecida será a predição, através de equações matemáticas, do valor de DL50. O corante MTT [3(4,5-Dimethyl-2-thiazolyl)-2,5-diphenyl-2H-tetrazolium bromide)] é absorvido pelas células viáveis e então reduzido a cristais de formazan via mitocôndria. Esse produto se acumula nas células e então poderá ser solubilizado, detectado e quantificado após a análise da absorbância do ensaio. A capacidade das células de reduzir o MTT fornece um indicativo da integridade e atividade mitocondrial propiciando o cálculo da viabilidade celular relativa ao grupo controle.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação
  • P10-008E : ISO 10993-5 – Citotoxicidade por contato direto Clique para a descrição do serviço oferecido

    Dentre os ensaios oferecidos está o ensaio de Citotoxicidade por contato, realizado de acordo com o documento ISO 10993-5. Esse teste permite uma avaliação quantitativa e qualitativa da citotoxicidade, através do contato direto do item de teste com o sistema teste, no caso as células Balb/c 3T3 clone A31.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação
  • P10-008C : Treinamentos nos ensaios colorimétricos oferecidos pela plataforma Clique para a descrição do serviço oferecido

    A plataforma também oferece treinamentos nos ensaios colorimétricos (ensaio de captação do corante vermelho neutro e ensaio do MTT). Os treinamentos serão oferecidos para até dois usuários ao mesmo tempo. Essa limitação é devido a disponibilidade de cabines de segurança biológica.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação
  • P10-008D : Treinamentos nos ensaios de citotoxicidade por contato (ISO 10993/5) Clique para a descrição do serviço oferecido

    A plataforma também oferece treinamento no ensaio de citotoxicidade por contato (ISO 10993/5). Os treinamentos serão oferecidos para até dois usuários ao mesmo tempo. Essa limitação é devido a disponibilidade de cabines de segurança biológica.

    Você precisa estar logado para preço e opção de contratação